segunda-feira, 2 de abril de 2012

"O Bairro"

OLÁ! :)
Aqui estou eu para vos deixar mais um pedacinho da minha vida.
Segue o meu primeiro trabalho de fotografia, realizado no âmbito da cadeira de Instrumentos da Comunicação cujo tema era "O Bairro".
A escolha das fotografias não foi realizada por mim mas pelo professor, de qualquer das formas penso que o resultado não ficou mauzito... ;P
Espero que gostem.














E, com um professor desorganizado, uma fujifilm S9600, um pouco de photoshop e raw editor e alguma paciência, o resultado final foi este e estas foram as fotografias que integraram o portfólio final.
Mais tenho a acrescentar, este é o meu bairro. Talvez não sejam as fotos mais descritivas, mas até é um belo bairro. Pena só me apercebi disso quando tive de olhar para ele de uma forma tão crítica.

Quando saí à rua, mesmo no fim de semana anterior à entrega deste projecto (sim, eu tenho o mau hábito de deixar tudo para a última :S) pensei "e agora o que é que faço?" e, com este pensamento, resolvi começar a deambular pelas ruas e a experimentar.
A coisa até parecia estar a correr bem,

(Todas as fotos a seguir não sofreram qualquer alteração e estão apresentadas exactamente na forma como foram originalmente captadas.)







mas... quando achei que já tinha todas as fotos necessárias e as passei para o computador descobri que o formato no qual as tinha tirado (jpg) não era o formato que precisava (precisava de raws)... :S. 
E lá fui eu. mais uma vez, tirar fotografias ao meu bairro, completamente desmotivada e sem paciência, mas o trabalho tinha de ser entregue dali a 1 semana e 2 dias e eu tinha mesmo de tirar as fotografias porque ainda ia ter muito trabalho a editá-las e a preparar a sua entrega...
Pensei fazer o mesmo percurso que havia feito anteriormente e assim foi mas... quando me apercebi, as coisas tinham mudado, era fim de tarde, o sol já estava baixo e as pessoas inicialmente fotografadas já tinham ido para casa.
Ainda assim, indo ter com elas a casa e, aproveitando os poucos espaços onde o sol ainda conseguia penetrar, tirei algumas fotos.






Mas, como o meu tema favorito são os idosos, tinha de conseguir mais fotos deles e isso parecia ser um problema visto que já quase ninguém andava na rua. Foi aí que me lembrei dos meus avós... Fui chateá-los e lá consegui umas quantas fotos. :)




Eram perto das 19 horas do dia 8 de Janeiro de 2012 quando parei de fotografar.

Estava quase na hora de regressar para Lisboa e ainda não tinha nada preparado (roupa, comida, ...), resultado final: quando cheguei a casa em Lisboa tinha-me esquecido de metade das coisas... mas não foi grave. xD

No dia seguinte, às 9 e pouco da manhã, lá estava eu a entrar para a aula com as minhas fotografias afim de o professor escolher as que integrariam o meu portfólio e, em 83 fotografias, o homem só escolheu 7!
7! :@
Passei-me completamente mas... de que me valia dizer alguma coisa?
 (Um pormenor, no fim da aula, o professor adiou a data de entrega dos projectos finais de 16 de Janeiro para 23 de Janeiro. Isso era óptimo, pensei eu.)

No fim de semana seguinte regressei a casa e tirei mais umas quantas fotografias para ele seleccionar pelo menos mais 3 para entregar o trabalho pois o mínimo era de 10 fotografias...
Este professor, como já referi, era extremamente desorganizado e, ao que parece, irresponsável pois no dia 16 de Janeiro (última aula antes da entrega dos projectos), o senhor professor, mais uma vez decidiu não aparecer, pelo que muita gente ficou com os projectos pendurados.
No meu caso, decidi ser eu mesma a seleccionar as fotografias que faltavam. Completamente revoltada, não me preocupei muito com essa escolha e tentei seguir a lógica das anteriores.

Apesar de não considerar o meu projecto um mau projecto, não fiquei muito satisfeita com o resultado final, ainda assim, bem como muitos outros, consegui 13 valores na cadeira de fotografia, o que já não foi nada mau, tendo em conta que os trabalhos foram recolhidos no dia 23 de Janeiro e às 9horas de dia 24 de Janeiro as notas da cadeira estavam lançadas. ;) Isto é que é um professor trabalhador! Em menos de 24horas conseguiu avaliar os projectos de 2 turmas com cerca de 30 alunos cada! Senhor professor tem de me ensinar a sua técnica... ;)
Bem, e por agora é tudo, espero que tenham gostado deste trabalho, deixar-vos-ei mais alguns entretanto. ;)

Beijinho*
Daniela Ribeiro

2 comentários:

  1. Olá Daniela, obrigado pela visita e comentário, gostei deste teu trabalho...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Fernando e desculpe não ter comentado mais cedo mas tenho andado em exames e não tenho vindo muito aqui e tenho imensas coisas novas para colocar aqui mas o tempo não estica. :/
    Ainda não consegui ver todos os seus trabalhos mas entrando de férias vou-me actualizar e tentar dedicar mais tempo a este espacinho que bem merece.
    Por enquanto, até já. :) Cumprimentos

    ResponderEliminar